
A embalagem de papelão ondulado intitulada de CAIXA NORMAL 0201 (onde 0201 é o código internacional pertencente ao Grupo 02 da lista de estilos de embalagens da FEFCO - The European Federation of Corrugated Board Manufacturers/ ABNT), também conhecida no Brasil como MALETA ou CAIXA REGULAR, é sem dúvida a embalagem mais utilizada e comercializada pelas empresas usuárias de papelão ondulado em todo o mundo.
É o modelo ou estilo de embalagem de melhor custo benefício para as empresas usuárias de papelão, é mais econômico em termos da área (m²) de papelão ondulado utilizada, tendo grande adaptabilidade a diversos sistemas de embalamento de produtos nos clientes manual ou automático. Este estilo de embalagem possui características produtivas relativamente simples, o conceito econômico da CAIXA NORMAL 0201 é que este tipo de caixa é fabricada a partir de uma única chapa de papelão ondulado vincada delimitando a altura da caixa e entalhada (cortes) para formar os painéis do comprimento, da largura e as abas superiores e inferiores que receberão a selagem final com fita adesiva. Concluindo a formação da caixa, apresenta-se uma extensão de painel conhecida como junta de fechamento ou lap sendo comumente especificado como “orelha colada” ou “orelha grampeada”.
A seguir, para melhor entender ou formular especificações técnicas adequadas desta embalagem, sugere-se identificar as medidas internas e medidas compensadas de vinco a vinco (C X L X A, indicadas em milímetros), além da apresentação de outros elementos ou partes da embalagem 0201 CAIXA NORMAL.
Em relação a eficiência e proteção das embalagens primárias (produto do cliente), recomenda-se atenção especial aos procedimentos de selagem do modelo CAIXA NORMAL 0201 com uso de fitas adesivas. O fechamento das embalagens 0201 e outras da mesma família (Grupo 02) são importantes para consolidar a segurança, inviolabilidade e rapidez na linha de embalagem ou linha de empacotamento das empresas.
Com recursos da área de projetos de automação industrial voltados ao setor de embalamento, é possível ter acesso a soluções customizadas para cada tipo de linha de produtos. Para garantir ganho de produtividade e reduções significativas de custos as empresas devem ter especificações técnicas de suas embalagens bem definidas, considerando todas as características das embalagens primárias e secundárias ou de transporte (papelão ondulado), deve ainda monitor a UR (umidade relativa do ar) no processo, nos estoques e na distribuição das caixas, além de selecionar os insumos e equipamentos de automação dimensionados para o escoamento da produção.
A COLLEY EMBALAGENS abastece diversas empresas que utilizam embalagens de papelão ondulado em linhas automatizadas e de alta performance. Contate-nos e agende sua visita técnica-comercial.
Sobre o Autor: Emilio MARTINEZ, Graduado em Design de Produtos e Pós Graduado em Projeto e Produção de Embalagens, possui 30 anos de experiência no segmento de embalagens em empresas no Brasil e na América Latina, dois prémios brasileiros de embalagens e atualmente é Consultor dedicado a supervisão da área de Design e Engenharia de Embalagens da COLLEY EMBALAGENS Unidade em Joinville SC.