AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DA AMOSTRA DE EMBALAGEM DE PAPELÃO ONDULADO


Desde o início das atividades de qualquer empresa fabricante de embalagens de papelão ondulado, a apresentação de uma amostra ao Cliente é fundamental para orientá-lo como seu produto deverá ser lançado no mercado doméstico ou internacional. A amostra ou protótipo é confeccionado em uma chapa de papelão ondulado gerando um modelo tridimensional, em geral sem impressão, confeccionado de forma manual ou com o auxílio de um plotter de corte em tecnologia CAD/ CAM. As principais funções de uma amostra são basicamente:


 


1.     Função Dimensional: onde a amostra da embalagem de papelão ondulado é desdobrada e pré montada para acondicionar o produto do Cliente, é o primeiro e mais importante teste que uma amostra é submetida e que tem como objetivo proteger/ conter o produto.


2.     Função Visual: na COLLEY nossa amostra é o rosto da nossa empresa, e por esse motivo temos muito respeito em desenvolvê-las. Nossas amostras são cuidadosamente preparadas, cortadas, seladas, limpas e identificadas para que o Cliente tenha a melhor experiência em testar o seu produto. Portanto a aparência dos papéis capa externa e capa interna é num primeiro momento uma característica importante nas amostras para “quebrar o gelo” do comprador e prover uma aproximação comercial mais agradável para ambas as empresas.


3.     Função Montagem e Selagem: a qualidade do tipo de fechamento de uma amostra de papelão ondulado é fundamental tanto para a “orelha” colada e grampeada, ou com adequadas dobraduras, vincos e encaixes nas embalagens de montagem manual – na COLLEY buscamos a perfeição dos milímetros em cada etapa de desenvolvimento e montagem das amostras regulares e/ ou projetos especiais intitulados de corte-e-vinco com uso futuro de matrizes nos lotes comercializados.


4.     Função Tátil: os Clientes (compradores) valorizam, em um primeiro momento, receber amostras na espessura adequada, com cortes limpos e sem rebarbas. Ao montarem as amostras os Clientes manuseiam as partes principais das embalagens como as abas e os painéis, criando notável empatia com a matéria prima que foi confeccionada a amostra.


5.     Função Venda: é importante comentar que a embalagem é uma vendedora silenciosa para qualquer produto, e neste contexto a amostra forma um elo comercial entre o fabricante e a empresa usuária da embalagem que analisa o protótipo. Apresentar uma amostra dentro dos parâmetros anteriores ao Cliente é um excelente material de apoio ilustrativo ao vendedor que busca consolidar seu atendimento gerando negócios e ótimas parcerias.


 


É possível elencar dezenas de funções positivas sobre diversos aspectos técnicos-comerciais que as amostras proporcionam, tanto para as empresas fabricantes como para as empresas compradoras. Na COLLEY EMBALAGENS Unidade de Joinville SC, somente em 2023 a área de Engenharia de Embalagem preparou mais de 3 mil amostras em plotter de corte com tecnologia japonesa, provenientes de mais de 900 projetos de simples, média e alta complexidade. Buscaremos novos desafios no corrente ano com uma forte área de Engenharia de Embalagem e Assistência Técnica apoiando contudo o plano de prospecção Comercial no mercado brasileiro.


 


Sobre o Autor: Emilio MARTINEZ, Graduado em Design de Produtos PUC PR e Pós Graduado em Projeto e Produção de Embalagens UTFPR, possui 30 anos de experiência no segmento de embalagens em empresas no Brasil e na América Latina, dois prêmios brasileiros de embalagens e atualmente é consultor dedicado a supervisão da área de Engenharia de Embalagens da COLLEY EMBALAGENS Unidade em Joinville SC.



A Colley utiliza cookies que são necessários para seu funcionamento e melhorar a sua experiência. Para mais informações acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar